Menu
sexta, 22 de novembro de 2024
Busca
RESERVAS
Encontro

MS participa do 1º Encontro Nacional das Casas da Mulher Brasileira

19 Jul 2023 - 09h15Por Bonito Informa com Setescc

Com o objetivo de fortalecer a troca de experiências entre coordenações e colegiados gestores das unidades da CMB (Casa da Mulher Brasileira), em funcionamento no País, está sendo realizado o 1° Encontro Nacional das Casas da Mulher Brasileira, em Brasília.

Para a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Sant'Anna, o 1º encontro das Casas da Mulher Brasileira, com a participação de gestoras estaduais e municipais e integrantes dos conselhos gestores é uma grande oportunidade para padronizar os serviços e ter um diagnóstico dos atendimentos às mulheres em situação de violência nos estados e municípios.

“Está sendo um momento muito rico para ouvir as experiências e os desafios de outras casas, percebemos que a Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, continua sendo referência por ter sido a pioneira e ter conseguido desenvolver um bom trabalho junto a rede de atendimento e trabalhar de forma institucional”, frisa.

A iniciativa do evento é da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Ministério das Mulheres e faz parte da retomada do programa Mulher Viver sem Violência, anunciada em 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, e conta com a construção de 40 novas Casas em parceria com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

A proposta é que os diálogos possam subsidiar a atualização das diretrizes e protocolos de atendimento da CMB. Na ocasião, o tema trabalhado está sendo a transversalidade das políticas para mulheres no enfrentamento às violências. Com oficinas temáticas sobre o projeto arquitetônico, sistema de dados, fluxo de atendimento, diversidade e governança das atuais e futuras CMB.

Coordenadora do Nudem (Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres), a defensora pública Zeliana Sabala ressalta que participar do encontro é um momento único para repensar e avaliar os avanços que são necessários para alcançar o atendimento a todas as mulheres sem distinção de raça, cor, etnia, condição social, física e de saúde. 

“É um momento de troca de experiências para sairmos fortalecidos e voltar para as nossas unidades na certeza de que estamos no caminho certo, mas que temos muito ainda o que percorrer para garantir que todas as mulheres sejam atendidas por esse instrumento público de acesso a proteção e a quebra do ciclo de violência contra a mulher", finaliza.

Casa da Mulher Brasileira em Dourados

A 2ª Casa da Mulher Brasileira em Mato Grosso do Sul será construída em Dourados e tem previsão de entrega para 2024, segundo a Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, do Ministério das Mulheres.

O projeto da Casa da Mulher Brasileira em Dourados está sendo construído de forma estratégica, além de ser a segunda maior cidade do Estado, reúne uma das maiores populações indígenas do Brasil. Desta forma o local vai oferecer atendimento às mulheres das comunidades indígenas da cidade e região.

Para Cristiane Sant'Anna, o equipamento de Dourados será referência no que diz respeito ao atendimento às mulheres indígenas, de fronteira e migrantes que passam por Dourados. 

“A Casa em Dourados vai se tornar referência para outras casas que também tem como horizonte a possibilidade de atender mulheres indígenas e mulheres em situação de migração. Esse encontro é extremamente positivo, pois estamos discutindo fluxo, governanças, os desafios para atender mulheres trans, indígenas, negras, no sentido que a Casa da Mulher Brasileira seja um mecanismo cada vez mais diverso e atenda as mulheres em todas as suas especificidades”, explica.

 

Leia Também

Edital da PNAB premiará artistas indígenas e quilombolas; inscrições começam no dia 28 Destaque
Edital da PNAB premiará artistas indígenas e quilombolas; inscrições começam no dia 28
Prêmio Piraputanga 2024 homenageia personalidades e empresas de Bonito Evento
Prêmio Piraputanga 2024 homenageia personalidades e empresas de Bonito
Prefeito de Bonito se reúne com ex-prefeito para debater melhorias na infraestrutura da cidade Política
Prefeito de Bonito se reúne com ex-prefeito para debater melhorias na infraestrutura da cidade
Veja como um administrador deve possuir conhecimentos de diferentes áreas e departamentos Destaque
Veja como um administrador deve possuir conhecimentos de diferentes áreas e departamentos
Porco-espinho é capturado passeando em motel de MS Caso inusitado
Porco-espinho é capturado passeando em motel de MS
Luan Santana anuncia nome da primeira filha com Jade Magalhães Mundo das Celebridades
Luan Santana anuncia nome da primeira filha com Jade Magalhães
Festival da Guavira terá Grupo Festeiros do MS e Gersão nesta sexta-feira Evento
Festival da Guavira terá Grupo Festeiros do MS e Gersão nesta sexta-feira
Aterro Controlado de Bonito terá horário de funcionamento a partir da próxima quarta-feira Atenção população
Aterro Controlado de Bonito terá horário de funcionamento a partir da próxima quarta-feira
Festival da Guavira será realizado de 21 a 23 de novembro em Bonito; veja a PROGRAMAÇÃO BONITO - FESTIVAL
Festival da Guavira será realizado de 21 a 23 de novembro em Bonito; veja a PROGRAMAÇÃO
Bonito entrega mais 47 títulos imobiliários e ultrapassa 700 regularizações nos últimos quatro anos Destaque
Bonito entrega mais 47 títulos imobiliários e ultrapassa 700 regularizações nos últimos quatro anos
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.