Menu
quarta, 4 de dezembro de 2024
Busca
labbonito
Saúde

MS Mais Saúde, Menos Filas: mutirão oftalmológico atende pacientes de todo o MS

O programa MS Mais Saúde, Menos Filas já realizou diversas iniciativas em diferentes áreas da saúde

3 Dez 2024 - 10h20Por Helton Davis, Comunicação SES

No esforço contínuo para reduzir filas de espera e oferecer serviços de saúde de qualidade à população, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do programa ‘MS Mais Saúde, Menos Filas’, promoveu um mutirão de atendimento oftalmológico especializado no Hospital São Julião, em Campo Grande.

A ação realizada no último sábado (30) tem como objetivo proporcionar um atendimento completo e integrado à população, beneficiando 150 pacientes da Capital e de diversas regiões do Estado.

Os pacientes foram selecionados de acordo com a ordem de inserção no sistema de regulação e critérios clínicos. A linha de cuidados oferecida no mutirão incluiu consulta e avaliação detalhada com retinologistas, que realizaram exames minuciosos para identificar o tratamento mais adequado para cada caso.
Cláudio Dantas, Chefe de Cozinha, morador do município de Costa Rica.

“Estou na fila há 9 meses esperando fazer uma cirurgia. Um olho descolou a retina e o outro está quase descolando. Foi uma felicidade imensa ficar sabendo que o Governo está promovendo esse mutirão aqui no hospital São Julião, com o esforço dos médicos que abraçaram a causa e estão salvando a visão de várias pessoas. Por conta da minha profissão, carreguei o nome do Estado de Mato Grosso do Sul para vários lugares do Brasil e do exterior. Sinto orgulho de estar recebendo um tratamento de excelência pelo SUS que nada deixa a desejar do que é prestado na rede privada”, comemora Cláudio Dantas, chefe de cozinha, morador do município de Costa Rica.

A dona Sueli Aparecida Rodrigues, residente na Fazenda Taboca, localizada na cidade de Inocência a 340 km da Capital, expressou sua satisfação com o mutirão de atendimento que veio na hora certa. “O mutirão chegou em um momento crucial, proporcionando esse serviço e assistência que tanto precisamos”, disse Sueli.

Moradora do município de Paranaíba, a aposentada Rosa Martins de 80 anos, está aliviada em poder fazer o tratamento já que é diabética e por conta da comorbidade e idade, seu estado clínico requer um diagnóstico preciso e atendimento ágil.

“Eu quase não conseguia enxergar, pois minha vista estava muito embaçada. Fui ao médico e ele me encaminhou para realizar alguns exames. Durante a consulta, ele mencionou que eu estava com sangramento no fundo do olho, relacionado ao diabetes. Quero ressaltar a importância desse programa que oferece atendimento oftalmológico para quem mora distante e não tem acesso, se não fosse por isso, estaríamos em uma situação muito complicada”, avalia Rosa Martins.

Os atendimentos incluíram procedimentos como injeções intravítreas, indicadas para doenças como retinopatia diabética e degeneração macular, além de cirurgias e outros procedimentos simples realizados diretamente no Hospital São Julião. Tudo isso realizado em um único local, facilitando o acesso dos pacientes a serviços que, muitas vezes, demandariam longas filas e deslocamentos para diferentes unidades de saúde.

De acordo com a superintendente de Gestão Estratégica de SES, Maria Angélica Benetasso, a proposta do MS Mais Saúde, Menos Filas é oferecer um atendimento de saúde mais ágil e acessível à população, reduzindo filas e deslocamentos desnecessários.

“O MS Mais Saúde, Menos Filas é uma iniciativa que reflete nosso compromisso em melhorar a qualidade do atendimento à saúde no estado. Com este mutirão, conseguimos atender um número significativo de pessoas que aguardavam por esses serviços e esse convênio com o hospital São Julião tem perspectiva de atuação pelos próximos 12 meses”, enfatizou a superintendente de Gestão Estratégica de SES.

Para superintendente de gestão hospitalar do São Julião, Jéssyka Mendes, a parceria com o Governo do Estado permite atender o maior número possível de pacientes.

“O mutirão de hoje é especialmente significativo, pois estamos atendendo 150 pacientes para a primeira avaliação. A partir dessa avaliação, podemos iniciar os tratamentos o mais rápido possível, que podem incluir opções ambulatoriais, como laser e injeções intravítreas, além de procedimentos cirúrgicos, todos realizados dentro do Hospital São Julião”, afirma Jéssyka Mendes.

O programa MS Mais Saúde, Menos Filas já realizou diversas iniciativas em diferentes áreas da saúde e continua a expandir suas ações para alcançar cada vez mais cidadãos sul-mato-grossenses que aguardam por acesso aos serviços de saúde.

 
 

Saiba Mais

Homem que matou médico a facadas morre após ser baleado em MS Caso de Polícia
Homem que matou médico a facadas morre após ser baleado em MS
Médico é morto a facadas por homem que invadiu unidade de saúde em cidade de MS Homicídio
Médico é morto a facadas por homem que invadiu unidade de saúde em cidade de MS
Idoso morre após cair de moto e se recusar a ir ao médico em MS Triste
Idoso morre após cair de moto e se recusar a ir ao médico em MS

Leia Também

Governo de MS apresenta balanço do ano e perspectivas para 2025 à Assembleia Legislativa Reunião
Governo de MS apresenta balanço do ano e perspectivas para 2025 à Assembleia Legislativa
IPVA 2025: cerca de 900 mil carnês começam a ser entregues em dezembro no MS Em MS
IPVA 2025: cerca de 900 mil carnês começam a ser entregues em dezembro no MS
Avião que vinha para Campo Grande bate com outro em Congonhas Susto
Avião que vinha para Campo Grande bate com outro em Congonhas
No Dia internacional da Pessoa com Deficiência, Bonito discute turismo inclusivo Destaque
No Dia internacional da Pessoa com Deficiência, Bonito discute turismo inclusivo
Tecnologia desenvolvida pela SES inova combate às endemias e é replicada em outros estados
Tecnologia desenvolvida pela SES inova combate às endemias e é replicada em outros estados
Prefeito visita Hospital Darci João Bigaton em Bonito Investimento
Prefeito visita Hospital Darci João Bigaton em Bonito
Detran-MS abre leilão com Renault Sandero a partir de 6 mil Atenção população
Detran-MS abre leilão com Renault Sandero a partir de 6 mil
Prefeito de Bonito mostra obras de recapeamento na Rua Luiz da Costa Leite Investimento
Prefeito de Bonito mostra obras de recapeamento na Rua Luiz da Costa Leite
Saúde de MS vacina migrantes e refugiados e fortalece a proteção coletiva Destaque
Saúde de MS vacina migrantes e refugiados e fortalece a proteção coletiva
Prefeitura de Bonito lamenta falecimento do professor Luisinho Triste
Prefeitura de Bonito lamenta falecimento do professor Luisinho
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.