Menu
quarta, 6 de novembro de 2024
Busca
RESERVAS
Saúde

MS inicia logística para recolhimento da 'gotinha da pólio'

Em Mato Grosso do Sul, a cobertura vacinal com a VIP alcançou 90,97% do público-alvo e a VOP 82,96%

27 Set 2024 - 08h46Por Marcus Moura, Comunicação SES

A SES (Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul), por meio da Coordenadoria Estadual de Imunização, inicia neste sábado (28) a logística reversa para recolhimento das doses da VOPb (Vacina Oral Poliomielite Bivalente), popularmente conhecida como gotinha. O processo faz parte do plano nacional do Ministério da Saúde de substituição do imunizante pela VIP (Vacina Inativada Poliomielite) que é injetável.

Segundo a coordenadora estadual de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a mudança foi baseada em pesquisas, critérios epidemiológicos e evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.

Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos com a VIP.

“A VOPb utilizava o vírus vivo para promover a proteção, já a VIP conta com o vírus atenuado, reduzindo a chance de um evento adverso, ou reação a imunização”, explica.

Conforme o Ministério da Saúde, a substituição no Brasil foi amplamente discutida em Reunião da CTAI (Câmara Técnica Assessora em Imunizações) e recebeu aval do colegiado.

A decisão contou com a participação dos representantes de sociedades científicas, com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e acompanhamento da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ainda conforme Goldfinger, Mato Grosso do Sul realizou uma reunião web com os 79 municípios para explicar como funcionará a logística reversa. “Haverá a coleta das doses em todos os municípios, num processo bem rigoroso de segurança biológica. Por ter o vírus vivo, a VOPb precisa ser descartada de maneira correta para evitar riscos e contaminações no solo. Após todas as doses serem devolvidas a Rede Frio, nós enviaremos ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) para o descarte correto”, explica.

A partir de segunda-feira (30), a imunização contra a pólio no Estado passará a ser feita exclusivamente com a VIP. A nível nacional, o Ministério da Saúde definiu o dia 4 de novembro como data início da aplicação exclusiva da VIP.

Entendendo a mudança

Atualmente, o esquema vacinal contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
Com a mudança, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal com o referido imunobiológico será:

2 meses – 1ª dose
4 meses – 2ª dose
6 meses – 3ª dose
15 meses – dose de reforço

Coberturas vacinais

A nova estratégia para uso da VIP é mais um passo na erradicação da poliomielite no Brasil. O país está há 34 anos sem a doença e contabiliza 47 anos de sucesso de uso da VOP nas estratégias de vacinação no combate contra a poliomielite desde que foi introduzida de forma oficial em 1977.

O Brasil tem se destacado positivamente no avanço das coberturas vacinais, mesmo após enfrentar declínios desde o ano de 2016. E a vacinação contra a poliomielite no País é uma das causas do resultado positivo. Em 2023, a cobertura vacinal para poliomielite alcançou 86,55%, ante os 77,20% em 2022.

Em Mato Grosso do Sul, a cobertura vacinal com a VIP alcançou 90,97% do público-alvo e a VOP 82,96%. Já em 2024, até o momento, a VIP tem cobertura de 87,75 e a VOP de 88,19%, segundo dados do Portal Demas (Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde).

E o Zé Gotinha, continua?

Criado nos anos 1980, o Zé Gotinha é uma marca da luta contra a poliomielite. Mas o personagem entrou em campo também para alertar sobre a prevenção de outras doenças imunopreveníveis, como o sarampo. Portanto, ele continua trabalhando em prol da imunização.

O Zé Gotinha se tornou um símbolo universal na missão de salvar vidas e um aliado importante no processo de educação e combate às notícias falsas. Não por acaso, a mascote da imunização venceu, no início de 2024, o prêmio oferecido às melhores figuras do universo digital na categoria Brand Persona, do iBest.

O personagem já atuou diversas vezes para mobilizar e incentivar a vacinação. Isso surtiu resultados positivos: em 2023 foi registrado crescimento da cobertura vacinal de 13 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil em relação a 2022 – avanços que fizeram com que o Brasil saísse do ranking dos 20 países com mais crianças não vacinadas no mundo.

 

 

Leia Também

Saúde e Obras iniciam mutirão de limpeza na próxima semana Destaque
Saúde e Obras iniciam mutirão de limpeza na próxima semana
Bonito avança em investimento com pavimentação dos bairros Marambaia II e Cohab Asfalto
Bonito avança em investimento com pavimentação dos bairros Marambaia II e Cohab
Fórum Estadual discute a importância estratégica do Terceiro Setor Política
Fórum Estadual discute a importância estratégica do Terceiro Setor
Advocacia de Bonito Lança Chapa para a OAB com Equilíbrio entre Experiência e Juventude
Eleições OAB Bonito MS
Advocacia de Bonito Lança Chapa para a OAB com Equilíbrio entre Experiência e Juventude
Prefeito Josmail Rodrigues comemora obras de infraestrutura na Vila Marambaia Investimento
Prefeito Josmail Rodrigues comemora obras de infraestrutura na Vila Marambaia
Prefeitura abre cadastros para artesãos comercializarem no Natal Mais Bonito 2024 Atenção população
Prefeitura abre cadastros para artesãos comercializarem no Natal Mais Bonito 2024
Detran Mais Perto estará em Nova Casa Verde nesta terça com serviços de regularização de veículos Atenção população
Detran Mais Perto estará em Nova Casa Verde nesta terça com serviços de regularização de veículos
Entenda a importância sobre do profissional do assistente administrativo Destaque
Entenda a importância sobre do profissional do assistente administrativo
Josmail Rodrigues participa do Circuito do Agro - Carreta Agro Banco do Brasil Destaque
Josmail Rodrigues participa do Circuito do Agro - Carreta Agro Banco do Brasil
 Começa período de pesca proibida em MS, e estoques de pescados devem ser informados Piracema
Começa período de pesca proibida em MS, e estoques de pescados devem ser informados
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.