Menu
domingo, 20 de abril de 2025
Busca
Planejado
Destaque

Mato Grosso do Sul reforça prevenção em Dia D Nacional de mobilização contra a dengue

13 Dez 2024 - 14h44Por Dany Nascimento / Bonito Informa

Neste sábado (14), haverá uma grande mobilização para o Dia D Nacional de Prevenção à Dengue, iniciativa que busca mobilizar a população na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), intensifica as ações incentivando os 79 municípios do estado a realizar os ‘10 minutos de cuidado’, uma atividade simples, mas essencial para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Desde o Dia D Estadual de prevenção à Dengue, Zika e Chikungunya, realizado no dia 18 de novembro, a SES intensificou suas ações, fortalecendo o alinhamento com o movimento nacional e ressaltando a importância de manter os esforços no enfrentamento ao Aedes aegypti.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, a campanha visa engajar a sociedade em ações práticas, como verificar e eliminar recipientes com água parada em quintais, calhas, lajes e outros locais que possam servir de criadouro do mosquito e a chegada do período chuvoso aumenta a urgência de ações preventivas para evitar o aumento no número de casos de dengue no estado.

“As ações de prevenção precisam ser constantes e o envolvimento de cada cidadão é indispensável. Com apenas 10 minutos por semana, é possível evitar o acúmulo de água em locais que o mosquito utiliza para reprodução”, alerta Larissa.

Ações preventivas

Além da mobilização nos municípios, a SES tem intensificado esforços no combate ao Aedes aegypti, especialmente durante os meses chuvosos, que favorecem a proliferação do mosquito. Entre as principais iniciativas realizadas, intensificadas desde o Dia D Estadual em 18 de novembro, destacam-se:

Visitas domiciliares e mutirões de limpeza: Eliminação de criadouros em áreas críticas;
Bloqueio químico e monitoramento estratégico: Utilização de máquinas de UBV (Ultra Baixo Volume) para pulverização em áreas de maior infestação;
Capacitação de agentes de saúde: Treinamentos técnicos para manejo integrado de vetores e utilização de ferramentas como o e-Visit@s Endemias;
Campanhas informativas: Distribuição de materiais educativos e realização de blitzes e palestras;
Criação de comitês municipais: Organização de equipes para coordenação e monitoramento das ações locais de controle;
Engajamento comunitário: Orientação direta à população por meio de visitas domiciliares e mobilizações coletivas;
Atualização do Plano de Contingência Estadual: Estratégias específicas para municípios de fronteira e áreas indígenas;
Revisão de equipamentos: Manutenção e distribuição de máquinas de UBV e outros insumos estratégicos para operações de campo;
Apoio técnico aos municípios: Supervisão e assessoria técnica para gestores locais;
Análise de dados e LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti): Identificação de áreas críticas com índices de infestação predial superiores a 1% para ações direcionadas;
Relatórios semanais: Monitoramento contínuo da incidência de casos para ajustes nas estratégias de intervenção;
Participação do Dia D na Escola Estadual Maria Eliza Bocayúva Corrêa da Costa, em Campo Grande;
Divulgação de informações por meio de Boletins Epidemiológicos;
Visita Técnica aos municípios;
Realização de Web para qualificação/capacitação dos profissionais da saúde;
Monitoramento dos resultados laboratoriais, encerramento de casos;
Orientações aos municípios.
 

Essas ações, alinhadas a critérios técnicos e epidemiológicos, têm fortalecido a capacidade dos municípios em enfrentar as arboviroses. A continuidade do trabalho é essencial para reduzir os índices de infestação e proteger a população.

A participação ativa da população é indispensável para conter o avanço da Dengue, Zika e Chikungunya. Com o período de férias e festas de fim de ano, o fluxo de pessoas entre estados aumenta o risco de propagação do vírus, tornando ainda mais relevante o esforço coletivo para eliminar criadouros.

Prevenir a Dengue é um compromisso de todos. Os ‘10 minutos de cuidado’ podem fazer toda a diferença para proteger a saúde da família e da comunidade.

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Divulgação

Leia Também

Após chuvas, BR-267 continua interditada entre trevo de Alto Caraco e Bonito MUITA CHUVA NA REGIÃO
Após chuvas, BR-267 continua interditada entre trevo de Alto Caraco e Bonito
Palestra sobre Autismo ganhou um toque especial com a apresentação da Banda Municipal Música
Palestra sobre Autismo ganhou um toque especial com a apresentação da Banda Municipal
Leilão do Detran-MS tem Corolla com lance inicial de pouco mais de R$ 10 mil Oportunidades
Leilão do Detran-MS tem Corolla com lance inicial de pouco mais de R$ 10 mil
Cantor Mariano se casa com Jakeline Oliveira e artistas de MS se emocionam com cerimônia Celebridades
Cantor Mariano se casa com Jakeline Oliveira e artistas de MS se emocionam com cerimônia
Departamento de Desenvolvimento Rural presta apoio para pequenos produtores Em Bonito
Departamento de Desenvolvimento Rural presta apoio para pequenos produtores
Upgrade na carreira: Detran-MS abre curso de diretor-geral e de ensino para atuar em autoescolas Destaque
Upgrade na carreira: Detran-MS abre curso de diretor-geral e de ensino para atuar em autoescolas
Show com Guilherme e Santiago acontece dia 24 de agosto; veja a data de todos os shows Festival de Inverno
Show com Guilherme e Santiago acontece dia 24 de agosto; veja a data de todos os shows
Azul começa a operar voo direto entre Campinas e Bonito Atenção população
Azul começa a operar voo direto entre Campinas e Bonito
Prefeitura emite nota sobre descarte irregular de lixo no bairro Rio Bonito Destaque
Prefeitura emite nota sobre descarte irregular de lixo no bairro Rio Bonito
Inscrições para a Corrida do Trabalhador serão reabertas em Bonito Atenção população
Inscrições para a Corrida do Trabalhador serão reabertas em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.