A meteorologia prevê que esta quinta-feira deve ser extremamente quente e com possibilidade de quebra de recordes de temperatura em Mato Grosso do Sul.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os maiores índices registrados são de outubro de 2020, quando a temperatura chegou aos 44,6ºC em Água Clara no dia 5 daquele mês e em Paranaíba dois dias depois.
Segundo o Campo Grande News, também no dia 5 de outubro de 2020, Campo Grande atingiu sua maior temperatura da história. Os termômetros chegaram aos 41ºC.
A capital sul-mato-grossense tem céu com algumas nuvens e 28ºC de temperatura nesta manhã. A máxima pode chegar aos 38ºC no decorrer do dia.
Para a região pantaneiras as máximas previstas são de 43ºC em Porto Murtinho, 42ºC em Aquidauana e Corumbá, e 41ºC em Coxim. Para a região sul o calor também promete ser intenso, com máximas de 38ºC em Ponta Porã e 40ºC em Dourados.
Outras máximas para esta quinta-feira são de 41ºC em Três Lagoas, Maracaju e Bonito, 40ºC em Ivinhema, Nova Alvorada do Sul e Paranaíba, 39ºC em Naviraí, e 36ºC em Chapadão do Sul.
Além das altas temperaturas, outra preocupação é com a umidade relativa do ar, que pode chegar aos 10%. A recomendação é hidratar-se com bastante água e evitar exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que a partir de sábado o calorão deve dar trégua com a aproximação de uma frente fria, quebrando o bloqueio atmosférico sobre o Centro-Oeste e favorecendo para a ocorrência de chuvas e tempestades no Estado.