Menu
segunda, 27 de janeiro de 2025
Busca
AROEIRA 02
Destaque

Mato Grosso do Sul avança no combate às arboviroses e projeta 7,6 milhões de visitas em 2025

A meta para 2025 busca reduzir essa lacuna, com ações estratégicas que incluem o uso de medidas legais

24 Jan 2025 - 10h17Por Danúbia Burema , Comunicação SES

Mato Grosso do Sul segue como referência nacional no enfrentamento às arboviroses (dengue, chikungunya e zika), com metas ambiciosas e resultados concretos. Para 2025, o Estado planeja realizar 7,6 milhões de visitas domiciliares, alcançando 95% de cobertura nos imóveis cadastrados.

A ação será monitorada pela plataforma e-Visit@ Endemias, ferramenta inovadora criada em 2018 pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), que já cobre todos os 79 municípios do Estado. Em 2024, a SES contabilizou 5,8 milhões de visitas realizadas por cerca de 2 mil agentes de epidemiologia, vinculados às secretarias municipais.

O bom desempenho foi obtido por meio do suporte oferecido pelo Governo, que inclui adicional de produtividade no valor de R$ 988,40, linhas de dados e a substituição gradativa de aparelhos celulares – até o momento já foram repassados às secretarias de saúde de 63 municípios um total de 1 mil aparelhos, cujo destino final são as mãos dos profissionais que fazem o trabalho diário de controle vetorial nas ruas.

Apesar da soma de esforços dar resultados, desafios persistem: aproximadamente 2,2 milhões de imóveis não foram vistoriados devido a recusas ou ausência de moradores. A meta para 2025 busca reduzir essa lacuna, com ações estratégicas que incluem o uso de medidas legais e reforço em campanhas educativas para sensibilizar a população.

"Nosso trabalho vai além do planejamento estratégico; estamos constantemente viajando pelo interior do estado para capacitar os agentes, orientar as equipes locais e verificar as realidades de cada município in loco. Essa proximidade com as equipes de campo é fundamental para entender os desafios específicos de cada região e garantir que o sistema e-Visit@ seja utilizado de forma eficiente, promovendo ações mais rápidas e assertivas no combate às arboviroses", destacou o coordenador do Controle de Vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário.

Tecnologia e inovação

"Os agentes registram as visitas em tempo real, e essas informações são analisadas imediatamente pelas centrais municipais e estaduais. Essa agilidade é essencial, especialmente em um cenário onde a prevenção de epidemias é o grande objetivo", explica o o coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola Freitas, que completa.

"Quando constatamos a incidência de casos em uma área, podemos agir rapidamente, direcionando recursos e estratégias para conter a propagação do vírus. É essa união de tecnologia, velocidade e planejamento que faz a diferença no enfrentamento às arboviroses e na proteção da saúde da nossa população".

E o impacto do e-Visit@ não se limita a Mato Grosso do Sul. Sua eficácia despertou interesse nacional, com adoção já consolidada no Distrito Federal e em Pernambuco, e pré-implantação em estados como Mato Grosso, Piauí e Paraíba.

A plataforma também rendeu reconhecimento ao estado, conquistando o 1º lugar na categoria Saúde do Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, em 2020; e 1º lugar na modalidade Práticas Inovadoras de Sucesso, no XVII Prémio Sul-Mato-grossense de Inovação na Gestão Pública.

Com tecnologia de ponta e metas claras, Mato Grosso do Sul não só combate as arboviroses com eficiência, mas também estabelece um padrão de excelência em saúde pública que inspira outros estados a adotar soluções inovadoras. 

 

Leia Também

Em Bonito, encontro do Codesul reúne secretários do Sul do Brasil para fortalecer cultura, turismo e Destaque
Em Bonito, encontro do Codesul reúne secretários do Sul do Brasil para fortalecer cultura, turismo e
 Prefeitura de Bonito informa um novo número de telefone do CCZ Atenção população
Prefeitura de Bonito informa um novo número de telefone do CCZ
Sead avança com campanha 'Lixo Zero' e mobiliza servidores do Estado para sustentabilidade Destaque
Sead avança com campanha 'Lixo Zero' e mobiliza servidores do Estado para sustentabilidade
Prefeito se reúne com a equipe do Bonito CineSur Em Bonito
Prefeito se reúne com a equipe do Bonito CineSur
Em período de volta às aulas, Detran chama atenção para os cuidados com as crianças Destaque
Em período de volta às aulas, Detran chama atenção para os cuidados com as crianças
Bonito vai receber Fórum Internacional de Sustentabilidade Destaque
Bonito vai receber Fórum Internacional de Sustentabilidade
Leilão do Detran-MS tem até carro da marca Jaguar na categoria circulação Atenção população
Leilão do Detran-MS tem até carro da marca Jaguar na categoria circulação
Equipe realiza roçada, remoção de entulhos e galhadas no Santa Lúcia Mutirão
Equipe realiza roçada, remoção de entulhos e galhadas no Santa Lúcia
Governo de MS lança programa e repassa recursos para municípios garantirem vacinação contra a dengue Saúde
Governo de MS lança programa e repassa recursos para municípios garantirem vacinação contra a dengue
Fernanda Torres é indicada ao Oscar 2025 de melhor atriz Mundo das Celebridades
Fernanda Torres é indicada ao Oscar 2025 de melhor atriz
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.