Menu
segunda, 25 de novembro de 2024
Busca
Barbearia
MS Saúde

Indígenas de nove aldeias de Miranda vão passar por cirurgias de catarata

A iniciativa vai promover cirurgias de cataratas em 210 indígenas na próxima semana

16 Out 2024 - 07h24Por Dany Nascimento / Bonito Informa

Facilitar o acesso, levar dignidade e saúde ao cidadão. Este é o objetivo do programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”, que chegou em nove aldeias de Miranda. A iniciativa vai promover cirurgias de cataratas em 210 indígenas na próxima semana. Para concretizar esta ação, foram feitos exames e atendimento dentro das comunidades.

No final de setembro mais de 300 indígenas das nove aldeias passaram pela triagem, onde a equipe médica da SES (Secretaria Estadual de Saúde) conseguiu identificar quem precisava passar pela cirurgia de catarata. Para facilitar o acesso, toda esta ação ocorreu na aldeia Cachoeirinha. As cirurgias serão no hospital municipal de Miranda nos dias 21, 22 e 23 de outubro.

Nascido e criado na aldeia Passarinho, Severino de Almeida acordou de madrugada e saiu às 4h da manhã rumo a aldeia Cachoeirinha. Lá ele passou pela triagem, fez o exame e chegou ao diagnóstico que precisa de uma cirurgia (catarata).

“Fiz todos os exames necessários e agora é esperar a cirurgia. Com certeza vai melhorar a vida. O atendimento foi ótimo. Se Deus quiser vai melhorar minha saúde. Fiquei sabendo desta ação do Governo do Estado e agora serei um dos beneficiados”, detalhou Severino, no dia dos exames, em 23 de setembro.

Hugo de Almeida também comemorou a oportunidade. “Estava precisando muito da cirurgia, foi bom que eles vieram, porque se fosse pagar seria caro. Foram nos avisar sobre a ação e será uma grande oportunidade, vou enxergar melhor. O atendimento foi muito bom”.

Moradora da aldeia Moreira, Marta Madalena contou que os próprios profissionais de saúde de Miranda a avisaram da iniciativa e que será uma grande chance para enxergar melhor. “O pessoal da saúde nos avisou em casa, que teria este mutirão da saúde. Vim com esperança e fé em Deus. Muitas pessoas precisavam deste atendimento. Fiz o exame e agora só falta cirurgia”.

Fernando Jorge, da aldeia Passarinho, fez questão de elogiar a iniciativa do Governo do Estado, de levar os atendimentos e todos os exames para dentro da aldeia. “Quero parabenizar o idealizador deste projeto, principalmente estes funcionários que dedicam o seu tempo para fazer o atendimento. Porque muitos na nossa comunidade não têm condições de fazer este deslocamento”.

Ele ponderou que as cirurgias vão melhorar a saúde de muita gente. “Este mutirão vir até a aldeia é um prêmio, muitas idosos já estão com problema na vista e precisam deste apoio. O pessoal foi atendido praticamente em casa”.

Firmo Nogueira espera ansioso sua cirurgia da catarata. "É uma ação muito boa para toda comunidade. Todos estão sendo bem atendidos, a comunidade precisa cada vez mais de ações para saúde. Moro na Aldeia Passarinho e sou da etnia terena". 

A superintendente de gestão estratégica da SES e responsável pelo “MS Saúde”, Maria Angélica Benetasso, explicou que o programa está em uma segunda fase, que visa facilitar o acesso dos pacientes aos procedimentos e cirurgias eletivas que estão represadas.

“Agora viemos em uma modalidade diferente, onde a execução destes procedimentos estão cada vez mais próximo da cidade do paciente, levar (procedimento) cada vez mais próximo do cidadão”.

Neste contexto foi identificada a necessidade do mutirão nas comunidades indígenas de Miranda, com foco nas cirurgias de catarata. “Para facilitar o acesso, decidimos fazer esta ação de triagem, exames e atendimentos dentro da aldeia (Cachoeirinha), onde fomos recebidos muito bem. Foi importante porque são pacientes que têm dificuldades na locomoção. As cirurgias serão no hospital municipal”.

O programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila já realizou 24.105 cirurgias, sendo 15.447 oftalmológicas, 1.447 ortopédicas, 447 vasculares, 441 de vias aéreas, 5.274 gerais e 1.049 cirurgias de aparelho geniturinário. Ele tem como objetivo a redução de filas de cirurgias eletivas, que estavam represadas desde a época da pandemia e por outras situações. 

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

Leia Também

Chapa "Advocacia Sempre Forte" é eleita para presidir a subseção da OAB Bonito (MS) Eleições
Chapa "Advocacia Sempre Forte" é eleita para presidir a subseção da OAB Bonito (MS)
Edital da PNAB premiará artistas indígenas e quilombolas; inscrições começam no dia 28 Destaque
Edital da PNAB premiará artistas indígenas e quilombolas; inscrições começam no dia 28
Prêmio Piraputanga 2024 homenageia personalidades e empresas de Bonito Evento
Prêmio Piraputanga 2024 homenageia personalidades e empresas de Bonito
Prefeito de Bonito se reúne com ex-prefeito para debater melhorias na infraestrutura da cidade Política
Prefeito de Bonito se reúne com ex-prefeito para debater melhorias na infraestrutura da cidade
Veja como um administrador deve possuir conhecimentos de diferentes áreas e departamentos Destaque
Veja como um administrador deve possuir conhecimentos de diferentes áreas e departamentos
Porco-espinho é capturado passeando em motel de MS Caso inusitado
Porco-espinho é capturado passeando em motel de MS
Luan Santana anuncia nome da primeira filha com Jade Magalhães Mundo das Celebridades
Luan Santana anuncia nome da primeira filha com Jade Magalhães
Festival da Guavira terá Grupo Festeiros do MS e Gersão nesta sexta-feira Evento
Festival da Guavira terá Grupo Festeiros do MS e Gersão nesta sexta-feira
Aterro Controlado de Bonito terá horário de funcionamento a partir da próxima quarta-feira Atenção população
Aterro Controlado de Bonito terá horário de funcionamento a partir da próxima quarta-feira
Festival da Guavira será realizado de 21 a 23 de novembro em Bonito; veja a PROGRAMAÇÃO BONITO - FESTIVAL
Festival da Guavira será realizado de 21 a 23 de novembro em Bonito; veja a PROGRAMAÇÃO
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.