Com foco nas ações voltadas a melhoria do serviço público na área da saúde, o Governo do Estado investe em tecnologia na atenção básica primária em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.
Para contribuir com o trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), iniciou a entrega de 5,4 mil tablets e 2 mil celulares, com investimentos próprios de mais de R$ 14,5 milhões, inclusive referente a incentivos financeiros aos profissionais.
O governador, Eduardo Riedel, participou na tarde desta segunda-feira (2), da solenidade de entrega dos equipamentos realizada em Campo Grande e reconheceu a importância da atuação dos agentes na saúde pública e também do uso de tecnologia.
“O trabalho desses profissionais é essencial para a saúde como um todo. O que estamos fazendo é uma transformação da atenção primária, é um passo importante numa visão de fortalecer cada vez mais os municípios. O Municipalismo Ativo, quando a gente lançou no ano passado, é justamente essa relação cada vez mais próxima com o município, em prol de boas políticas públicas. Com capacitação e ferramentas, para os agentes comunitários de saúde e de controle de endemias poderem trabalhar e dar resposta num tempo muito mais curto, ter estratégia, planejamento e atuar em prol e benefício da população”, explicou Riedel.
O secretário, Maurício Simões (SES), também pontuou sobre a importante atuação dos agentes, com o apoio da tecnologia, neste projeto que é inovador no País. “Somos o primeiro estado a implantar uma ferramenta com esta magnitude. O que nós estamos criando com esse projeto é uma conexão direta do agente comunitário de saúde, que é o profissional de saúde mais próximo do cidadão, direto com os órgãos gestores. E isso nos dará uma enormidade de possibilidades, de estratégias. Além das possibilidades futuras que são enormes. E o papel que a atenção primária exerce na saúde como um todo, é fundamental”, disse o secretário de Estado de Saúde.
A atuação efetiva do Governo do Estado, que resultaram na entrega dos equipamentos, também é reconhecida pelo Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul), que representa as Secretarias Municipais de Saúde do Estado.
“Essa ferramenta é totalmente importante nos dias que vivemos hoje. Nós perdemos tanto tempo com aquela parte do manual, de papéis. Então a informação em tempo oportuno faz com que também a gestão tome decisões mais assertivas e no tempo que é necessário. Esse momento de tornar isso tecnológico, olhando para a saúde digital, que é um dos nossos desafios e também o nosso horizonte para o futuro, o que Mato Grosso do Sul está fazendo é de fato um passo importantíssimo para que a gente saia na frente e consiga realmente melhorar as condições de trabalho para as nossas equipes, mas principalmente que a gente consiga ser assertivo e atender a população no que ela precisa”, disse Josiane Oliveira Silva Corrêa, presidente do Cosems e secretária municipal de Saúde de Vicentina.
Tecnologia e valorização
A entrega dos dispositivos tecnológicos e os incentivos financeiros são parte do compromisso do Governo do Estado em aprimorar a infraestrutura e a eficiência dos serviços de saúde, proporcionando melhores condições de trabalho para os profissionais da área e melhorando o atendimento à população.
O Programa APS Digital é uma iniciativa inovadora para melhorar o trabalho dos agentes comunitários de saúde e oferecer suporte tecnológico essencial para a execução de suas funções. O programa inclui a entrega de 5.499 tablets, além de incentivos financeiros que variam de até 55% a 85% do salário-mínimo vigente até 2026. O incentivo será pago de forma escalonada, com efeitos retroativos a partir de 1º de julho de 2024.
A primeira fase do incentivo, que vai de julho a dezembro de 2024, terá um teto de até 55% do salário-mínimo, aumentando progressivamente nos anos seguintes.
O programa também permitirá o monitoramento de indicadores de saúde e a gestão eficiente das metas do MS Ativo, com a possibilidade de integração desses dados ao sistema APS Digital. A entrega dos celulares para os agentes contribui para otimizar o monitoramento e o cumprimento de indicadores de saúde.
Também participaram da solenidade de entrega dos equipamentos os secretários Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil), além de outras autoridades estaduais, municipais, e o secretário de atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe de Oliveira.