Menu
quarta, 30 de outubro de 2024
Busca
Barbearia
Programa ambiental

Governo certifica 40 produtores rurais de Bonito e Jardim em programa que conserva solo e água

31 Ago 2023 - 07h25Por Rosana Siqueira, Comunicação Governo de MS

A recuperação do meio ambiente, por meio de práticas como conservação do solo, plantio de árvores e até recolhimento de água da chuva estão mudando a realidade de pequenos produtores rurais de Bonito e Jardim e ajudando a manter Bonito como a melhor região de ecoturismo do mundo. Eles vivem em pequenas propriedades situadas as margens dos rios Formoso e Prata e, ontem (30), 40 deles receberam o certificado de participação do PSA (Programa de Pagamento por Serviços Ambientais) Uso Múltiplo Rios Cênicos, da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Os certificados foram entregues pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Semadesc, Rogério Beretta, em reunião técnica no Sindicato Rural de Bonito. O evento foi realizado pelo sindicato em parceria com Imasul, Semadesc, WWF, e IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena).

O programa visa a conservação das florestas e demais formas de vegetação natural privadas existentes, restauração ecológica das florestas e demais formas de vegetação natural privadas e conversão produtiva de pastagens e terras degradadas para usos alternativos da terra com maior armazenamento de carbono.

Na oportunidade, a coordenadora de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos Sylvia Torrecilha, da Semadesc, apresentou os resultados da primeira fase do PSA e levou a uma plateia de mais de 100 produtores as normas do programa, as ações e como participar do PSA. Na primeira fase do PSA, 42 propriedades foram homologadas como aptas a receber os recursos. Dessas, segundo Sylvia, 40 foram certificadas com atendimento de 92% das metas previstas no programa.

“O resultados são excepcionais e comprovam a eficácia do programa e de medidas dessa natureza que estimulam os proprietários a cuidar da natureza", salientou o secretário Jaime Verruck. Ele acrescenta que o programa ainda cria a cultura conservacionista e amplia os conhecimentos da população sobre educação ambiental.

O diretor-presidente do IASB, Eduardo Coelho, enalteceu a força da parceria com a Semadesc para manter a produção com sustentabilidade. "Temos que conviver em harmonia e o PSA é um exemplo de que isso pode dar certo. Dá pra conservar e ganhar. Ficamos felizes com a adesão dos produtores e a grande maioria executou plenamente o projeto", acrescentou.

O Iasb (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2002 e tem como missão conservar as águas da Serra da Bodoquena, gerindo os recursos naturais de forma participativa e sustentável, visando recuperar, conservar e proteger os rios, solos, matas e a biodiversidade da região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Ela atua na promoção de ações e implantação de projetos nas áreas de recuperação e educação ambiental e é grande parceira do Governo do Estado.

A analista de conservação da WWF Brasil, Laís Cunha, também disse no evento que a entidade apoia o trabalho do PSA e que espera que a ação seja continuada.

Parceria que dá resultados

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Beretta exaltou a atitude dos produtores e a importância das parcerias público-privadas onde o Governo, produtores rurais e ONGs atuam juntas. "Isso mostra o sucesso da união entre a Semadesc, a WWF, o IASB funcionando", acrescentou.

Em Bonito e Jardim, as 40 propriedades cumpriram com uma série de recomendações, adotaram as ações necessárias para conservar o solo e a água, na lógica de fazer a preservação aliada ao ecoturismo e o mais importante ajudaram a manter região de Bonito como melhor destino de ecoturismo o mundo.

Beretta ainda ressaltou a atuação das câmaras técnicas de conservação de água e solo fazendo análise de mais de 200 projetos na região. "São várias ações que estamos trazendo para Bonito e junto a Sudeco. Já anunciei no ano passado a criação de patrulhas ambientais que vão auxiliar nos trabalhos de conservação e preservação do meio ambiente", esclareceu. Ele ainda destacou que o Governo conta com equipamentos patrulha mecanizada para melhoria de estradas rurais e conservação do solo. "Tudo para apoiar o produtor tanto nas ações de manejo e conservação do solo e das estradas rurais para evitar danos ambientais. Por isso hoje estamos muito felizes com o resultado do Programa", concluiu.

 

Leia Também

Bingo Beneficente em apoio ao Ex-Guarda Municipal Dionys Gleisson Benites será realizado em Bonito Evento
Bingo Beneficente em apoio ao Ex-Guarda Municipal Dionys Gleisson Benites será realizado em Bonito
Prefeito Josmail Rodrigues destaca avanços em obras de pavimentação na Vila Marambaia Investimento
Prefeito Josmail Rodrigues destaca avanços em obras de pavimentação na Vila Marambaia
Investimento de R$ 1,3 bi moderniza produção de etanol e reforça MS como referência em bioenergia MS em Destaque
Investimento de R$ 1,3 bi moderniza produção de etanol e reforça MS como referência em bioenergia
Policiais Militares recebem moção de congratulação por agilidade em Bonito Homenagem
Policiais Militares recebem moção de congratulação por agilidade em Bonito
Regularização de empresas e crescimento fiscal são temas de palestras da Sala do Empreendedor Atenção população
Regularização de empresas e crescimento fiscal são temas de palestras da Sala do Empreendedor
Em 12 dias, chuvas acima da média contribuem para controlar focos de incêndios no Pantanal de MS Clima Tempo
Em 12 dias, chuvas acima da média contribuem para controlar focos de incêndios no Pantanal de MS
Curso de 'Pacote Office Fundamental' capacita alunos para uso de ferramentas como Word e Excel Destaque
Curso de 'Pacote Office Fundamental' capacita alunos para uso de ferramentas como Word e Excel
AGEMS Perto de Você chega a Bonito em novembro com mais de 30 serviços gratuitos para a população Atenção população
AGEMS Perto de Você chega a Bonito em novembro com mais de 30 serviços gratuitos para a população
Pesca fica proibida a partir do dia 5 de novembro com o início do período de defeso Atenção população
Pesca fica proibida a partir do dia 5 de novembro com o início do período de defeso
Governo de MS debate impactos da expansão econômica na saúde pública do Estado Destaque
Governo de MS debate impactos da expansão econômica na saúde pública do Estado
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.