Algumas vezes, o termo auxiliar administrativo é usado como sinônimo de assistem algumas vezes, que faz o assistente administrativo? O especialista Geraldo Júnior Duarte Brites Cabreira fala nem importância sobre do profissional do assistente administrativo na carreira na liderança e planejamento estratégico para os setores empresariais essas dicas importantes para quem quer começar para micro e pequena empresa
escrito por jornalista Geraldo júnior Duarte
administrativo. Entretanto, muitas empresas podem diferenciar as duas funções e colocam o auxiliar administrativo com um cargo de funções iniciantes, com um volume menor de atribuições.
Normalmente, na posição de assistente administrativo encontramos profissionais com alguma experiência e competências específicas para atividades de maior complexidade nas áreas administrativa, financeira, comercial, estocagem, marketing e logística.
Para assumir suas responsabilidades, ele deve desenvolver algumas competências como:
Planejamento e organização
São duas habilidades que andam juntas. O planejamento é a capacidade de pensar e estruturar ações para projetos e atividades de uma empresa.
Ele só pode ser finalizado com excelência quando o profissional tem boa organização, uma competência que também é fundamental no momento em que se lida com documentos e arquivos importantes.
Comunicação
Durante seu dia a dia, o assistente administrativo participará de reuniões ou será responsável por muitas ações de comunicação interna.
Em vista disto, ele precisa ter uma boa habilidade de comunicação oral. O profissional deve demonstrar confiança e calma ao falar, além de expressar com clareza e objetividade suas ideias.
Ótima escrita
Escrever bem é outra competência que deve ser dominada. Muitas vezes ele terá de digitar documentos ou e-mails, por isso é essencial que ele tenha conhecimento da norma culta da língua portuguesa ao escrever.
Adaptabilidade
O assistente administrativo poderá passar por diversas situações que exijam raciocínio rápido e capacidade de se adaptar às adversidades. Com tal competência, ele impede que a alta pressão de alguma dessas situações afete a qualidade do seu trabalho.
Gestão de tempo
Saber priorizar ações de alta importância e gerenciar o tempo de cada uma de suas atividades são competências que devem ser desenvolvidas. O assistente administrativo consegue definir bem suas metas e objetivos diários para prestar apoio aos demais componentes da equipe.
Autonomia
Embora toda a equipe tenha um líder, tomar decisões por conta própria, visando melhores resultados para a empresa, também é uma habilidade do assistente administrativo.
Ele consegue prever possíveis desafios e desenvolve soluções rápidas com os recursos que tem em mãos. Demonstrar esse tipo de autonomia o torna um profissional bem reconhecido no mercado de trabalho.
que faz o assistente administrativo? O especialista Geraldo Júnior Duarte Brites Cabreira fala nem importância sobre do profissional do assistente administrativo na carreira na liderança e planejamento estratégico para os setores empresariais essas dicas importantes para quem quer começar para micro e pequena empresa