Menu
BONITO ABRIL 2025
quinta, 3 de abril de 2025
BONITO ABRIL 2025
Busca
praia parque cachoeiras
Destaque

Economia de MS vive novo ciclo de maturidade aliando desenvolvimento e sustentabilidade

Falcette falou também de meio ambiente e  integração econômica e citou o exemplo de Bonito

19 Mar 2025 - 13h10Por Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

Apostando em um portfólio de investimentos cada vez mais naturais, ações integradas de desenvolvimento e sustentabilidade, Mato Grosso do Sul vive um ciclo econômico de maturidade.

A afirmação foi feita pelo secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, durante palestra especial na terça-feira (18) no Café com Negócios, que deu início à sua temporada 2025, no Bosque Expo, em Campo Grande.

Secretário adjunto Artur Falcette apresentou o crescimento do MS durante palestra no Café com Negócios

Com o tema “O Futuro em Movimento”, o evento foi realizado no formato Talks e trouxe uma programação estratégica para empresários sobre o desenvolvimento econômico e as oportunidades de negócios para Mato Grosso do Sul.

Para apresentar o "tal do MS" e suas inúmeras oportunidades de negócios que se descortinam, Falcette trouxe dados do Estado mostrando sua força na economia e o reconhecimento nacional. Além disso, discorreu sobre as políticas públicas para atração de empresas, perspectivas de investimentos, programas de incentivos, projetos de logística, Rota Bioceânica e os desafios do futuro.

Durante sua apresentação, Falcette salientou que o Estado conseguiu criar um ambiente positivo para negócios, aliando desenvolvimento e sustentabilidade, tendo um dos biomas mais preservados do mundo.

"A economia é feita de ciclos, e a gente olha sempre para a atividade econômica e percebe que está vivendo um ciclo muito importante, que diferente dos ciclos econômicos do passado, não é mais extrativista. Nós passamos por um momento de maturidade da sociedade que entende que ela tem que, no escopo daquilo que está disposta a produzir e gerar de riqueza, precisa olhar para outras coisas que não se sejam somente à produção", destacou.

Por isso ele reforça que as ações que o Governo realiza, permitem que as empresas sejam competitivas e tenham rentabilidade.

"Nosso conjunto de ativos naturais é muito rico. E como todo ativo, precisa de manutenção, de cuidado, porque senão ele deprecia a ponto de perder valor. Por isso temos que entender que, de alguma forma, quando dizemos que a agenda do carbono tem a discussão de repartição de benefícios, isso é um conceito legal. Mas é isso, como é que a gente vai, de agora em diante, dentro do nosso portfólio de investimentos, retornar algo para esse ativo natural também. Não só para a exploração dele. Então, é uma mudança de mentalidade, o mundo inteiro está passando por isso, mas eu acho que a gente aprendeu essa lição", complementou.

Outro fator de competitividade muito importante do  Estado, segundo Falcette, é a logística. "O MS antigamente parecia um lugar no canto do Brasil. E quando a gente pega um Google e tira um Zoom, a gente vê que esse lugar no canto do Brasil, é na verdade, o centro da América do Sul", frisou.

Investimentos

Secretário participou de debates com o organizador Dijan de Barros e o presidente da Biosul Amaury Pekelmann

O secretário ainda conversou com os participantes dando dicas sobre os segmentos e cidades onde as oportunidades de negócios estão surgindo. "Acredito que as oportunidades estão principalmente na Costa Leste, neste momento. Para todos os tipos de serviços e grande demanda por mão de obra", pontuou, lembrando dos investimentos maciços das grandes indústrias de celulose na região.

Falcette falou também de meio ambiente e  integração econômica e citou o exemplo de Bonito.

"Só o que a gente investiu no último ano em Bonito em estudo e pesquisa é quase 50% do que é o orçamento do meio ambiente da área. Eu acho que desenvolvimento passa muito por isso. Olhar as atividades econômicas mais sustentáveis, como a nossa indústria de bioenergia, que está totalmente alinhada com essa discussão. O entendimento disso aliado à instituição que começa a ser consolidada no nosso Estado vai permitir, sem dúvida, nos próximos anos, uma quantidade imensa de oportunidades", concluiu.



 

Leia Também

Caninana é resgatada 'buscando atendimento' em UPA Em MS
Caninana é resgatada 'buscando atendimento' em UPA
Governo de MS vai antecipar cronograma e lançar PSA Brigadas já em abril Prevenção aos incêndios
Governo de MS vai antecipar cronograma e lançar PSA Brigadas já em abril
Prefeito destaca chegada de asfalto na Vila América Em Bonito
Prefeito destaca chegada de asfalto na Vila América
Prefeitura realiza  grande ação no Distrito Águas do Miranda Investimento
Prefeitura realiza grande ação no Distrito Águas do Miranda
MS deverá produzir 14,6 milhões de toneladas de soja, volume 11,4% superior ao da safra passada Destaque
MS deverá produzir 14,6 milhões de toneladas de soja, volume 11,4% superior ao da safra passada
Gruta do Lago Azul se torna um dos primeiros atrativos turísticos a incluir sinalização para vagas Mês da Conscientização do Autismo
Gruta do Lago Azul se torna um dos primeiros atrativos turísticos a incluir sinalização para vagas
Procon de Mato Grosso do Sul alerta sobre golpes utilizando nome da instituição Atenção população
Procon de Mato Grosso do Sul alerta sobre golpes utilizando nome da instituição
Inscrição para curso de Logística em Bonito é realizado apenas pelo IFMS Alerta
Inscrição para curso de Logística em Bonito é realizado apenas pelo IFMS
Bonito participa de reunião do Comitê da Bacia do Rio Miranda Destaque
Bonito participa de reunião do Comitê da Bacia do Rio Miranda
Governo do Estado publica aviso de licitação para obra do Anel Viário de Bonito Destaque
Governo do Estado publica aviso de licitação para obra do Anel Viário de Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.