De olho nas amplas possibilidades existentes para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS é um dos parceiros do evento Pantanal Tech, feira de tecnologias e inovações para o agro que ocorre nos dias 28 e 29 de junho em Aquidauana, na Unidade Universitária da UEMS no município.
Para contribuir com a programação da Pantanal Tech, que inclui painéis, conferências, palestras e vitrines tecnológicas, o Sebrae/MS levará ações e projetos nas seguintes temáticas: Agro, Inovação, Turismo e Economia Criativa, entre eles, o Polo Sebrae de Ecoturismo e o Living Lab. Este trabalho poderá ser conferido diretamente no estande da instituição na feira, que ficará aberto para visitação nos dias 28 e 29 de junho, das 8h a 18h.
Quem for ao evento poderá participar de outras ações apoiadas pelo Sebrae, como a conferência de abertura da feira, intitulada “Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade”, com os palestrantes Allan Costa e Carlos Piazza, e mediação de Sibelly Resch, professora no campus da UFMS em Naviraí. A ação ocorre no dia 28, às 8h, na Arena Paxixi. Ainda no tema “inovação”, acontecerá o Encontro Estadual dos Ecossistemas de Inovação, uma programação paralela, no dia 28, às 14h, e no dia 29, às 8h.
No Espaço Economia Criativa, outro estande do Sebrae/MS junto à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), oito expositores locais vão comercializar produtos de artesanato e agroindústria. O destaque fica por conta dos empreendedores com o selo Made in Pantanal – uma iniciativa do Sebrae que dá visibilidade a quem empreende com itens ou serviços ligados ao bioma.
Por fim, na conferência oficial do Pantanal Tech, com a participação do governador Eduardo Riedel, no dia 29, às 10h, na Arena Paxixi, o Sebrae junto a parceiros deve anunciar editais voltados ao fomento de negócios ligados aos biomas Cerrado e Pantanal.
Sobre a Pantanal Tech
A Pantanal Tech é uma realização do Governo do Estado e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com a expectativa de ser uma das maiores feiras de tecnologia e inovações para o agro do estado. Nela, estarão reunidos os diversos atores do desenvolvimento sustentável do Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Alguns temas a serem discutidos passam pela produção sustentável no Pantanal, boas práticas de produção sustentável no bioma, Rota Bioceânica: oportunidades e desafios para o Pantanal, COP 30/Agenda 2030/ODS, agricultura familiar de ribeirinhos e de povos originários, entre outros.