Menu
sábado, 19 de abril de 2025
Busca
parque das cachoeiras
Clima Tempo

Chuva abaixo da média e calor acima são previstos para fevereiro, março e abril em MS

As chuvas devem variar entre 400 a 500 mm em grande parte do Estado

23 Jan 2025 - 07h15Por João Prestes, Comunicação Semadesc

Tendência meteorológica compilada pelos técnicos do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão do Governo de Mato Grosso do Sul vinculado a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), prevê que as chuvas no trimestre entre fevereiro e abril de 2025 devem ficar abaixo da média histórica no Estado, enquanto as temperaturas devem alcançar marcas acima da média.

O estudo (que pode ser conferido neste link) aponta para um cenário de mudanças climáticas seguindo o que se observa nos últimos anos, com períodos mais longos de estiagem e ondas de calor intenso. As chuvas devem variar entre 400 a 500 mm em grande parte do Estado, com exceção das regiões leste/nordeste e oeste, onde a média deve ser entre 300 a 400 mm.

Já as temperaturas médias devem variar entre 24°C a 26°C, com ligeira elevação na região noroeste (26°C a 28°C), enquanto nas regiões sul e sudeste devem ficar entre 22°C a 24°C.

Os técnicos do Cemtec analisaram a previsão probabilística de precipitação e da temperatura do ar a partir do Ensemble da WMO, conjunto de modelos meteorológicos da Organização Mundial de Meteorologia. Em 2024, Mato Grosso do Sul passou por uma situação de déficit hídrico preocupante, com apenas um município, Bataguassu, registrando chuvas acima da média. Em Amambai, Ponta Porã e Campo Grande, as chuvas foram mais escassas.

Nas primeiras três semanas de janeiro de 2025, as chuvas se mantiveram abaixo da média histórica em todo Estado, segundo os dados coletados pelo Cemtec.


 

Leia Também

Após chuvas, BR-267 continua interditada entre trevo de Alto Caraco e Bonito MUITA CHUVA NA REGIÃO
Após chuvas, BR-267 continua interditada entre trevo de Alto Caraco e Bonito
Palestra sobre Autismo ganhou um toque especial com a apresentação da Banda Municipal Música
Palestra sobre Autismo ganhou um toque especial com a apresentação da Banda Municipal
Leilão do Detran-MS tem Corolla com lance inicial de pouco mais de R$ 10 mil Oportunidades
Leilão do Detran-MS tem Corolla com lance inicial de pouco mais de R$ 10 mil
Cantor Mariano se casa com Jakeline Oliveira e artistas de MS se emocionam com cerimônia Celebridades
Cantor Mariano se casa com Jakeline Oliveira e artistas de MS se emocionam com cerimônia
Departamento de Desenvolvimento Rural presta apoio para pequenos produtores Em Bonito
Departamento de Desenvolvimento Rural presta apoio para pequenos produtores
Upgrade na carreira: Detran-MS abre curso de diretor-geral e de ensino para atuar em autoescolas Destaque
Upgrade na carreira: Detran-MS abre curso de diretor-geral e de ensino para atuar em autoescolas
Show com Guilherme e Santiago acontece dia 24 de agosto; veja a data de todos os shows Festival de Inverno
Show com Guilherme e Santiago acontece dia 24 de agosto; veja a data de todos os shows
Azul começa a operar voo direto entre Campinas e Bonito Atenção população
Azul começa a operar voo direto entre Campinas e Bonito
Prefeitura emite nota sobre descarte irregular de lixo no bairro Rio Bonito Destaque
Prefeitura emite nota sobre descarte irregular de lixo no bairro Rio Bonito
Inscrições para a Corrida do Trabalhador serão reabertas em Bonito Atenção população
Inscrições para a Corrida do Trabalhador serão reabertas em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.