Bonito bateu novos recordes de visitantes e visitações e fechou 2023 como o melhor público desde 2015, conforme relatório do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenado pelo Bonito Convention e Visitors Bureau.
No ano, 313.316 turistas passaram pela cidade, contabilizando 909.605 visitações aos atrativos públicos.
Segundo a prefeitura, janeiro e julho seguem sendo o meses mais procurados pelos visitantes, devido principalmente as férias escolares. Mais de 20% do público total do ano foram registrados nestes períodos. Outubro neste ano surpreendeu, registrando o mesmo público de julho, com 29.569 visitantes e ficando a frente até de dezembro, que ocupou o quarto lugar no ranking anual, mesmo com as festividades de final do ano.
Para a secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, os números são bastante expressivos e reforçam o trabalho de promoção e divulgação de Bonito, tanto em feiras nacionais, como em eventos pelo mundo.
“Em 2021 desenvolvemos o Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo de Bonito, em parceria com o Sebrae, Fundtur e Comtur (Conselho Municipal de Turismo), com apoio do trade, no qual definimos metas e estratégias para o setor para os quatro anos seguintes e um dos objetivos, é claro, era trazer mais visitantes para nossa cidade, visto que em 2020 havíamos passado por período complicado de pandemia, no qual a cidade ficou três meses fechada, sem receber nenhum turista e graças a este trabalho, registramos uma sequencia de recordes nas visitações”, disse.
Ainda segundo a secretária, a cidade contou com uma agenda intensa de eventos turísticos em 2023, alguns de alcance internacional, como o Brasil Ride e X-Terra, bem como os festivais.
“Além disso nós trabalhos muito forte no digital, temos os canais de divulgação da nossa cidade em praticamente todas as plataformas, sem falar no trabalho realizado pelo trade, hotéis, agências, atrativos, guias, restaurantes, transportadoras, que também fazem a divulgação continua da cidade. Tudo isso reflete no melhor ano que tivemos no turismo de Bonito até hoje”, finaliza.
O relatório apresenta ainda, informações sobre a quantidade de passageiros que desembarcaram no Aeroporto Regional de Bonito, sendo 60.220 em 2023. Desde 2018 o Aeroporto de Bonito é administrado pelo Governo do Estado, que realizou diversos investimentos, com adequações operacionais para a mudança de classificação do aeródromo, permitindo o pouso de grandes aeronaves.
No total, foram investidos mais de R$ 6,5 milhões na aquisição de equipamentos do Papi (sigla em inglês que significa Indicador de Percurso de Aproximação); readequações da faixa preparada e faixa de pista, bem como reforma Terminal de Passageiros e Seção Contra Incêndios (SCI).
A partir das melhorias, o Aeroporto de Bonito agora recebe duas empresa: Azul Linhas Aéreas, na rota Viracopos/Bonito e a Gol, na rota Congonhas/Bonito (CGH-BYO-CGH).
As adequações também permitiram que, em julho deste ano, o Aeroporto passasse da categoria 3C VFR (Visual), para 3C IFR (Instrumento), evitando cancelamento de voos em dias chuvosos, ou com condições climáticas adversas.
Saiba Mais

Belíssimo flagra na frente de turistas de uma anta no passeio do Rio Sucuri em Bonito MS.

Do nada! Ventania faz turistas saírem rápido do balneário municipal! VEJA VÍDEO!

Bonito teve o 2º melhor fluxo de turistas da história no mês de setembro
Leia Também

Palestra sobre Autismo ganhou um toque especial com a apresentação da Banda Municipal

Leilão do Detran-MS tem Corolla com lance inicial de pouco mais de R$ 10 mil

Cantor Mariano se casa com Jakeline Oliveira e artistas de MS se emocionam com cerimônia

Departamento de Desenvolvimento Rural presta apoio para pequenos produtores

Upgrade na carreira: Detran-MS abre curso de diretor-geral e de ensino para atuar em autoescolas

Show com Guilherme e Santiago acontece dia 24 de agosto; veja a data de todos os shows

Azul começa a operar voo direto entre Campinas e Bonito

Prefeitura emite nota sobre descarte irregular de lixo no bairro Rio Bonito

Inscrições para a Corrida do Trabalhador serão reabertas em Bonito
