A Secretaria de Meio Ambiente de Bonito (Sema) esteve no I Fórum estadual de mudanças climáticas, com o tema “Por um MS Verde, o tempo é agora”, realizado no início do mês pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com foco na preservação ambiental e sustentabilidade, aliado ao desenvolvimento econômico como estratégia para que o Mato Grosso do Sul alcance a meta de ser um território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro até o ano de 2030.
O evento contou com apresentações e participações de profissionais especialistas no assunto, como o pesquisador Daniel Vargas, da FGV, que abordou a urgência da transição climática e a transformação do verde em valor.
Já o governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, pautaram sobre a importância da ativação do Fórum para que Mato Grosso do Sul atinja a meta de se tornar um território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro até o ano de 2030.
O evento também tratou de assuntos importantes em dois painéis temáticos. “Agenda climática: missões e mitigação”, e “Conectando os três pilares da sustentabilidade na prática”, com participação dos especialistas Renato Roscoe, Jeconias Júnior e Mônica de Los Rios.
O secretário de Meio Ambiente, Thyago Sabino considera de extrema importância a participação do município no Fórum, principalmente por ser o primeiro destino de ecoturismo do mundo em Carbono Neutro, com certificação concedida pela Nações Unidas para o Clima.
“Sabemos da nossa importância, relevância e compromisso enquanto uma das cidades modelos de sustentabilidade no Estado e no País. Bonito trabalha para ser referência de sustentabilidade em todos segmentos. Desejamos ser vistos como referência e que o trabalho desenvolvido aqui possa inspirar outras cidades no estado e também no país”, afirma.
O Fórum contou ainda com oficinas práticas voltadas para a aplicação de soluções sustentáveis em diferentes setores, como pecuária, manejo do fogo, estratégias de carbono neutro, conservação de recursos hídricos e modelos inovadores de agropecuária sustentável.
Saiba Mais

Prova do processo seletivo da Secretaria-Executiva de Licitações acontece no domingo

Secretaria de Turismo abre vagas para cursos em Bonito

Secretaria de Obras realiza limpeza e manutenção da rua de entrada do Bairro Tarumã
Leia Também

Após chuvas, BR-267 continua interditada entre trevo de Alto Caraco e Bonito

Palestra sobre Autismo ganhou um toque especial com a apresentação da Banda Municipal

Leilão do Detran-MS tem Corolla com lance inicial de pouco mais de R$ 10 mil

Cantor Mariano se casa com Jakeline Oliveira e artistas de MS se emocionam com cerimônia

Departamento de Desenvolvimento Rural presta apoio para pequenos produtores

Upgrade na carreira: Detran-MS abre curso de diretor-geral e de ensino para atuar em autoescolas

Show com Guilherme e Santiago acontece dia 24 de agosto; veja a data de todos os shows

Azul começa a operar voo direto entre Campinas e Bonito

Prefeitura emite nota sobre descarte irregular de lixo no bairro Rio Bonito
