Menu
domingo, 20 de abril de 2025
Busca
parque das cachoeiras
Especial

'Árvore de crochê' feita com 30 novelos vira paixão da mulherada em Bonito

Ideia foi levada para Cras em Bonito e desenvolvida durante 2 meses para trabalhar autoestima

30 Abr 2024 - 15h48Por Kerolyn Mayara / Bonito Informa

Ao ver Tereza Mandetta Castioni abraçada com a “árvore de crochê” é difícil pensar que alguém poderia ficar mais animado do que ela com a ideia.

Segundo o Campo Grande News, inspirada pela cidade de Inconfidentes, em Minas Gerais, a técnica do serviço de convivência e fortalecimento do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), em Bonito, passou os últimos dois meses transformando novelos em técnica para desenvolver a autoestima com um grupo de 20 mulheres.

“Os pontos mais abertos não prejudicam as árvores e adicionam um toque de cor especial ao ambiente. Essa ideia nasceu da percepção de que o crochê, além de ser uma terapia que requer concentração e habilidades motoras, também pode gerar renda para as mulheres da comunidade”, introduz Tereza sobre o projeto desenvolvido no grupo “Mulheres que criam”.

No total, a mulherada precisou de 30 novelos para conseguir personalizar uma das árvores e, agora, a alegria está nos olhos de cada uma, como conta a técnica responsável pela ideia.

Tereza detalha que as participantes são mulheres em situação de vulnerabilidade e que costumam ser atendidas pela assistência social da cidade. No caso do grupo, o objetivo é fortalecer os vínculos, complementar o trabalho com as famílias e, consequentemente, prevenir situações de risco social.

E, considerando que fazer crochê para uma árvore é algo diferente em Mato Grosso do Sul, a técnica explica que sua ideia veio durante uma viagem. “Eu vi em Inconfidentes as árvores assim. Chegando aqui, mostrei para as meninas, que na verdade são mulheres de 18 até 80 anos, e elas adoraram”.

O processo envolveu, primeiro, que as mulheres aprendessem a fazer crochê e criassem quadrados de tecido. Depois, cada peça foi unida para transformar uma das árvores do Cras.

“Elas estão extremamente entusiasmadas, tirando fotos, compartilhando dicas e expressando o desejo de expandir o projeto para outras áreas da cidade. É notável que a autoestima delas tenha melhorado significativamente desde que começaram as aulas de crochê”, conta Tereza.

Agora, a árvore servirá como mais uma decoração para o espaço e também como um lembrete do potencial do grupo. “Elas se sentem capacitadas e há o sentimento de realização ao verem seus trabalhos concluídos. Isso as motiva ainda mais a continuar produzindo e aprimorando as habilidades”, completa.

Leia Também

Após chuvas, BR-267 continua interditada entre trevo de Alto Caraco e Bonito MUITA CHUVA NA REGIÃO
Após chuvas, BR-267 continua interditada entre trevo de Alto Caraco e Bonito
Palestra sobre Autismo ganhou um toque especial com a apresentação da Banda Municipal Música
Palestra sobre Autismo ganhou um toque especial com a apresentação da Banda Municipal
Leilão do Detran-MS tem Corolla com lance inicial de pouco mais de R$ 10 mil Oportunidades
Leilão do Detran-MS tem Corolla com lance inicial de pouco mais de R$ 10 mil
Cantor Mariano se casa com Jakeline Oliveira e artistas de MS se emocionam com cerimônia Celebridades
Cantor Mariano se casa com Jakeline Oliveira e artistas de MS se emocionam com cerimônia
Departamento de Desenvolvimento Rural presta apoio para pequenos produtores Em Bonito
Departamento de Desenvolvimento Rural presta apoio para pequenos produtores
Upgrade na carreira: Detran-MS abre curso de diretor-geral e de ensino para atuar em autoescolas Destaque
Upgrade na carreira: Detran-MS abre curso de diretor-geral e de ensino para atuar em autoescolas
Show com Guilherme e Santiago acontece dia 24 de agosto; veja a data de todos os shows Festival de Inverno
Show com Guilherme e Santiago acontece dia 24 de agosto; veja a data de todos os shows
Azul começa a operar voo direto entre Campinas e Bonito Atenção população
Azul começa a operar voo direto entre Campinas e Bonito
Prefeitura emite nota sobre descarte irregular de lixo no bairro Rio Bonito Destaque
Prefeitura emite nota sobre descarte irregular de lixo no bairro Rio Bonito
Inscrições para a Corrida do Trabalhador serão reabertas em Bonito Atenção população
Inscrições para a Corrida do Trabalhador serão reabertas em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.